top of page
Buscar

Como calcular o dimensionamento das equipes de serviços urbanos para o seu município

Dimensionar é o ato de mensurar e estabelecer grandezas prévia e adequadamente a fim de otimizar ganhos e evitar ou minimizar perdas. Nos serviços urbanos, o dimensionamento adequado das equipes de campo é fundamental para garantir uma disposição justa dos operadores, motoristas e garis para execução das operações do dia a dia.

Para garantir o melhor desempenho de qualquer empresa a longo prazo, é necessário implementar o uso eficiente de recursos, seja materiais e financeiros ou ainda recursos humanos. Neste sentido, executar o dimensionamento de equipe é uma etapa importante para garantir que os colaboradores estão sendo direcionados para onde serão mais produtivos.


Esta medição irá permitir a avaliação desta distribuição dos colaboradores, bem como verificar se há falta ou excesso de profissionais em algum setor. Para calcular este dimensionamento, é necessário investigar a capacidade média do seu time e avaliar as demandas.


Quando a empresa está na fase de ampliação do quadro de funcionários, administrar esses recursos de forma eficaz acaba sendo mais difícil. Nesta direção, dimensionar os recursos humanos continua sendo uma ferramenta importante que pode maximizar a rentabilidade da equipe.


Acompanhe a seguir mais detalhes sobre este assunto e como o dimensionamento de equipe pode ser calculado.


Por que investir no dimensionamento de equipe eficaz?

Como já explicamos, o cálculo do dimensionamento das equipes visa otimizar a distribuição dos colaboradores nas operações de campo, revelando as necessidades de remanejamento do time para ajustes de produtividade com relação às demandas de cada setor.


O excesso de produtividade, quando as equipes de campo são postas a trabalhar o tempo todo com a sua capacidade máxima, é considerado uma das principais causas de perda de rentabilidade em qualquer negócio, levando os colaboradores mais rapidamente à exaustão e consequente desmotivação.


Como em diversos processos gerenciais, focar no produto ou serviço é prioridade para os gestores, que acabam por postergar tarefas de igual importância. Investir no dimensionamento das equipes, por exemplo, pode trazer bem mais rentabilidade ao seu negócio, permitindo maior produtividade e minimização de gastos desnecessários.


As vantagens são infinitas e só tendem a melhorar o seu negócio:

- Maior produtividade com melhor aproveitamento da mão de obra;

- Maior crescimento com a ascensão profissional dos colaboradores;

- Otimização dos custos com o remanejamento dos colaboradores;

- Aumento da rentabilidade com a redução de sobrecarga dos colaboradores.


Como calcular a quantidade ideal da sua equipe?

Tendo essas vantagens em mente, veja o que fazer para mensurar o tamanho adequado para a sua equipe de campo. Algumas estratégias precisam ser adotadas e separamos dicas valiosas para que a sua empresa tenha sucesso na tomada de decisão. Confira a seguir!


1. Avalie a capacidade produtiva da sua equipe

O primeiro passo para mensurar o dimensionamento adequado é testar as capacidades médias de produtividade da sua equipe como um todo e por colaborador. Esta medição pode ser aferida com indicadores de desempenho, como: a quantidade de pessoas necessárias para finalizar cada operação, o número de tarefas concluídas por dia, entre outros.


É importante que se evite empregar indicadores subjetivos, de maneira a prejudicar a confiabilidade do estudo. Métricas exatas permitem mais facilmente a avaliação da produtividade em meio a qualquer imprevisto ou alteração dos processos.


Ainda, adotar controles práticos para acompanhar os indicadores definidos permite testes rápidos e efetivos, possibilitando ações ágeis que também contribuem para o aumento de produtividade e trazem maiores resultados.


2. Examine a demanda em relação à produtividade mensurada

Com a capacidade produtiva definida, recomenda-se calcular a demanda necessária por serviço, incluindo quantidade de operações diárias e alternadas e atendimento a ocorrências e manutenção.


Reforçamos a importância de indicadores exatos, uma vez que a fundamentação e confiabilidade destes dados irá permitir o confronto com os dados de produtividade anteriormente definidos, elucidando onde há excesso ou falta de colaboradores em determinadas rotas.


Outro ponto importante é entender que estes dados estão sujeitos a alterações no dia a dia da operação dos contratos. Redimensionamentos são necessários à medida que as demandas são redefinidas e estes dados norteadores precisam validar essa produtividade sendo acompanhados diariamente por meio de ferramentas adequadas.


3. Identifique cenários e setores distintos

Os serviços urbanos têm diversas particularidades e as operações estão sujeitas às adversidades do dia a dia. É importante avaliar os diferentes cenários e as características de cada serviço para implementar o dimensionamento ideal.


Sazonalidade e clima são condições que impactam na produtividade das equipes de campo que atuam com serviços urbanos. Outros fatores como feriados e férias escolares e localidades turísticas ou regiões periféricas também contribuem para esta variação.


Não é incomum querer aplicar um mesmo dimensionamento para todos os contextos, mas cada serviço, seja este interno ou externo, deve considerar a quantidade e capacitação adequada dos colaboradores e, em alguns casos, a experiência destes colaboradores pode ser fundamental.


4. Desenvolva a cultura do feedback

Indicadores não conseguem ter utilidade prática se analisados de maneira singular. O diagnóstico proveniente das equipes de campo pode ser fundamental na determinação do dimensionamento.


Algumas perspectivas podem clarificar o excesso ou a falta de funcionários em determinados setores, identificando o que é oportuno e o que é necessário. Por exemplo, o excesso de colaboradores pode evitar a perda de oportunidades em rotas mais saturadas.


Ou, ainda, a falta de equipe pode significar a falta de capacitação e a consequente necessidade de treinamentos. Lembrando que equipes capacitadas são equipes mais produtivas e investir em treinamentos irá resultar em ganhos futuros para a empresa.


Agora ficou mais fácil aumentar a produtividade das suas equipes de campo! Quer gerir melhor a sua empresa e maximizar o desempenho da sua equipe? A Co.Urban está aqui para te ajudar com isso. #somoscourban


184 visualizações0 comentário
bottom of page