top of page
Buscar

Dimensionamento de serviços urbanos: Entenda como uma metodologia eficiente pode revolucionar sua operação!


Toda cidade, todo contrato precisa ter serviços urbanos eficientes e bem dimensionados para atender às necessidades de todos. Calcular esses quantitativos pode ser simples, se você seguir nosso passo a passo prático.

Vale destacar que este dimensionamento pode ser utilizado para um planejamento a longo prazo ou para ajustes urgentes, devido a aumento da demanda de algum serviço específico ou por exigência do seu cliente.

Veja agora mesmo quais são os dados básicos que você precisa ter para calcular o dimensionamento:


✅ População Atual e Projetada: Avalie o número atual de habitantes e projete o crescimento populacional futuro. Isso é crucial para entender a demanda a longo prazo.

✅ Padrões e Normativas: Consulte as normas e regulamentações municipais para definir padrões adequados para serviços como resíduo, água, saneamento, iluminação pública e transporte.

✅ Necessidades: Algumas regiões do contrato precisam de atenção especial. Realize um levantamento detalhado das necessidades do munícipio, considerando fatores como densidade populacional, pontos críticos e também áreas de interesse

✅Uso do Solo: Avalie a distribuição de áreas residenciais, comerciais e industriais para determinar as características específicas de cada zona e também suas atividades econômicas.

✅Mobilidade: Entenda os padrões de deslocamento, performance por bairro e infraestrutura viária.

✅Projeção da Demanda do Serviço: Calcule a geração de resíduos, ou a demanda de água por residência até mesmo a estrutura para saneamento, avaliando a necessidade para que a gestão deste serviço seja eficiente.

✅Fluxo Operacional: Analise cada etapa do seu processo operacional para evitar os gargalos e demandas urgentes. Entenda também quais equipamentos e equipes serão necessárias para atendimento deste serviço, bem como sua capacidade e suporte.

✅Avaliação Ambiental e Engajamento Comunitário: Considere as práticas para minimizar os impactos negativos e inclua a comunidade no processo, coletando feedbacks e considerando as necessidades específicas de cada setor.


Com todos essse dados e informações em mãos, você precisa agora dividir a quantidade de demanda estimada de cada serviço pela sua capacidade e suporte, onde se considera o tamanho dos caminhões e equipamentos que serão utilizados, quantidade de equipe, e etc.

Os dados básicos para qualquer tipo de dimensionamento são Horas Trabalhadas, Km Deslocamento e Produção. No dado Produção você pode considerar peso estimado por bairro para coleta domiciliar, km varridos para varrição manual ou mecanizada, volume de água ou de esgoto a serem disponibilzados ou tratados, quantidade de postes de iluminação pública, etc.

Com esse dimensionamento pronto, agrupe bairros, conforme sua capacidade e suporte identificada em setores operacionais, defina os turnos e frequência de atendimento e bom trabalho! Não se esqueça de usar um Aplicativo da Operação para monitorar todo o desempenho e fazer ajustes rápidos para aumentar a sua eficiência e também de capacitar suas equipes para produtividade. Converse com a gente e saiba como podemos colaborar com vocês nisso. Vamos juntos!


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page