Buscar

Entenda como criar um plano de trabalho de serviços urbanos mais eficiente

7 de abril de 2021



Plano operacional nos serviços urbanos: conceito e importância

Nos serviços urbanos, nenhuma operação, por mais simples que seja, ocorrerá da mesma forma todos os dias, uma vez que é um setor altamente modificável, com ocorrências distintas dia a dia, como distância, localização, condição das vias, preços dos combustíveis, pedágios, segurança, manutenção da frota, entre outros fatores que podem alterar todo o seu planejamento.


Desta forma, o planejamento de serviços urbanos é definido como uma ferramenta estratégica de gestão para análise do panorama operacional interno e externo, considerando a capacidade da empresa de realizar a rotina de forma mais eficiente possível e garantir a otimização de custos e a qualidade e as necessidades da população.


Um planejamento mais bem definido com práticas devidamente alinhadas permite que o gestor consiga padronizar suas operações com critérios mais qualificados em todas as suas etapas, desde a saída da frota até o retorno à garagem.


Com isso, o acompanhamento e análise comparativa dos resultados obtidos se torna mais prático, sendo possível avaliar a rotina operacional de maneira eficiente, tomar decisões mais precisas e estudar alternativas mais econômicas para prevenir os erros cometidos.



As principais oportunidades para as empresas de serviços urbanos

O conhecimento e a experiência dos gestores na operação de serviços urbanos é fundamental e indiscutível. Contudo, a prática os coloca em situações adversas e, muitas vezes, desconhecidas pelas equipes de campo. Neste sentido, reforça-se a importância de se criar o plano operacional de serviços urbanos.


Este planejamento exige continuidade e frequência, além de demandar estudos, análises, conhecimento e tecnologia. A terceirização destes serviços e o uso de ferramentas mais práticas e modernas, como plataformas e aplicativos, têm sido, cada vez mais, consideradas como uma solução eficaz para muitas empresas.


Alguns dos erros em que as empresas mais cometem quando vão elaborar um planejamento operacional:


>> Não considerar as características e condições do cenário externo

>> Não fazer roteirização estratégica

>> Executar rotas mal planejadas e sem aproveitamento total das viagens

>> Não manter a gestão de frota e custos operacionais

>> Fazer uso de tecnologias ultrapassadas e obsoletas


A seguir, compartilhamos alguns fatores importantes importantes para a elaboração de um bom plano operacional de serviços urbanos.


Estabeleça critérios de avaliação e monitoramento

Definir indicadores de desempenho (KPIs) é um passo fundamental para a elaboração de um plano operacional de serviços urbanos eficiente. Critérios bem definidos possibilitam que os gestores acompanhem os processos com mais facilidade e implementem as mudanças necessárias. São exemplos de indicadores para os serviços urbanos:


>> Horas trabalhadas, produtivas e improdutivas, além das horas extras;

>> Peso por hora produtiva e por km produtivo;

>> Km rodado, produtivo e improdutivo;

>> Quantidade de registros de excesso de peso;

>> Horas e quantidade de manutenção;

>> Horas e quantidade de abastecimento.


Estes indicadores podem estar associados com cada setor, equipamento ou equipe, identificando as irregularidades, a fim de adequar as operações a uma rotina mais padronizada e com resultados cada vez mais positivos.


Estruture a sua frota e garagem

Um bom plano operacional de serviços urbanos está diretamente relacionado à organização da estrutura operacional e à qualidade dos equipamentos. Afinal, serviços urbanos como a coleta de resíduos sólidos, por exemplo, não se limitam apenas ao transporte e destinação final e é preciso considerar as etapas anteriores à saída da garagem.


Sendo assim, invista em uma gestão da frota mais eficiente e na capacitação das equipes de campo, bem como em acomodações adequadas tanto para os colaboradores como para os equipamentos, garantindo a integridade das ferramentas, facilitando a movimentação e evitando perdas.


Invista em tecnologias adequadas

Cada vez mais, falar sobre o uso da tecnologia no setor e os benefícios que esses avanços têm trazido às operadoras de serviços urbanos vem se tornando indispensável. Neste sentido, ferramentas e sistemas são parte das ações fundamentais para o sucesso de um plano operacional, sendo fatores diferenciais no mercado competitivo.


É isso! Aproveite as dicas e crie o plano da sua operação com eficiência a fim de melhorar os resultados da sua empresa. Conheça as características dos seus serviços e invista em uma boa estrutura, parceiros estratégicos e ao uso de tecnologias inteligentes e modernas.


Quer entender melhor como a Co.Urban pode te ajudar neste assunto? Converse com a gente e conheça a plataforma que conecta gestores e equipes de campo. Esta pode ser a solução mais eficiente para o seu plano operacional de serviços urbanos. #somoscourban


34 visualizações0 comentário