top of page
Buscar

Saiba como melhorar seus processos por meio das melhores práticas para fazer a gestão da sua frota

Pensando nos serviços urbanos que envolvem transporte, como a coleta de resíduos e a limpeza de galerias de águas pluviais, é fundamental investir em uma boa gestão das frotas buscando otimização dos custos e melhoria de desempenho.

Para planejar as diretrizes da gestão de frotas, o primeiro passo é avaliar o cenário rodoviário, enxergando os grandes desafios que ainda precisam ser superados, como a alta dos combustíveis, a precariedade das condições das estradas, a rigorosa indústria de multas e, ainda, a questão da insegurança pública.


Entendendo este contexto, torna-se imprescindível que as empresas controlem seus custos e estudem alternativas mais inteligentes para operar de forma eficiente nas inúmeras circunstâncias dos serviços urbanos. Mais adiante veja as vantagens e formas para se elaborar a gestão de frotas de maneira mais prática e eficaz!


A gestão de frotas e seus processos

Outro passo é conceituar a gestão de frotas e identificar os processos e estratégias para controle, otimização e aperfeiçoamento do uso dos equipamentos da empresa. Trata-se não somente do controle dos gastos que os veículos demandam nas operações, mas também do estudo de viabilidades para melhor aproveitamento das rotas e melhor qualidade dos serviços prestados pelos motoristas.


Neste sentido, cabe à gestão de frotas monitorar todo e qualquer serviço urbano por meio de análise de custos e estudo de oportunidades que minimizem os impactos econômicos, como rotas com melhores condições de acesso, equilíbrio dos setores para controle de excesso de peso, etc.


Uma boa gestão de frotas e suas vantagens

A gestão de frotas, assim como em todo processo de gerenciamento, visa controlar, mensurar e buscar soluções mais eficientes. Não há de se duvidar que esta estratégia gera inúmeros benefícios ao seu negócio, bem como guiará com precisão, sempre que necessário, a tomada de decisão dos gestores. Veja como a seguir!


Aumento da eficiência da frota e produtividade

Uma das principais vantagens gerada pela gestão de frotas é o aumento da eficiência, tendo em vista a possibilidade de se enxergar os gargalos e custos desnecessários, permitindo que as operações sejam aperfeiçoadas a cada decisão tomada!


Neste sentido, medidas como a viabilização de caminhos menos pedagiados, com melhores condições de acesso e maior segurança contribuem para que a empresa aproveite as rotas com mais eficiência e garanta as condições dos equipamentos.


Outro fator que auxilia no aumento da eficiência é a capacidade dos veículos. Estudar meios para otimizar o interior do caminhão, no caso da coleta de resíduos, e realizar manutenções preventivas periodicamente podem impedir imprevistos durante a operação, como problemas mecânicos e até mesmo o excesso de horas extras.


Com estas medidas, é possível calcular ganhos econômicos e operacionais impactando positivo para empresa de alguma maneira, com a simples redução de gastos desnecessários. No entanto, uma boa gestão de frotas não deve se limitar apenas a cortes financeiros, mas também investir em estratégias para melhorar a produtividade da operação.


Um exemplo prático é em situações em que o motorista trafega em diferentes caminhos a cada operação, permitindo o aumento das variáveis (quilômetros rodados, combustível gasto e tempo de serviço), além de falhas de percurso e retrabalhos. Estabelecer a rota ideal para cada uma das operações faz toda a diferença para quem busca maior produtividade.


Enfim, são sugestões viáveis que permitem aumentar a produtividade, sem impactar negativamente nos custos, possibilitando exatidão nos dados e um controle focado em gastos operacionais.


Redução de custos

Todas as ações citadas acima auxiliam, de maneira direta e indireta, na redução de custos. Isso é possível a partir do momento em que a empresa visualiza e mensura todos os gastos de cada operação realizada.


Uma análise ainda mais apurada também permite identificar informações detalhadas e conseguir ter uma visão mais ampla de toda a frota. Detectar os veículos que consomem mais combustível ou que demandam mais hora parada são medidas importantes para tomadas de decisão visando redução de custos, além de estabelecer parceria com fornecedores de combustíveis mais baratos.


Satisfação dos motoristas

Outra vantagem interessante que poucas empresas levam em consideração dentro da gestão de frotas é a satisfação dos motoristas. Motoristas motivados e capacitados podem trazer mais eficiência e melhor desempenho às operações.


Enxergar os motoristas como líderes valoriza a importância deles como parte da empresa e como papel fundamental no cenário da limpeza das cidades. Como gestores das equipes na operação, eles são capazes de guiar os demais colaboradores de maneira a incentivar e orientar pelas boas práticas.


Colaboradores satisfeitos impactam de maneira positiva no desempenho do trabalho, ponderando pelo zelo e responsabilidade compartilhada e evitando a falta de cuidado com os veículos, a execução de um serviço com qualidade inferior, entre outros possíveis aspectos.


Estas são só algumas vantagens que a gestão de frotas pode promover às empresas de serviços urbanos. Avanços tecnológicos com aplicativos e plataformas modernas contribuem ainda mais para resultados positivos! Invista em tecnologia e seja líder de mercado!!


Quer saber como a Co.Urban pode auxiliar a sua empresa com a gestão de frotas? Converse com a gente e seja o nosso novo parceiro. #somoscourban


57 visualizações0 comentário
bottom of page