Buscar

Saiba porque a rastreabilidade de equipes de campo é tão importante

A necessidade de entender a origem, trajeto e localização de cada operação de serviços urbanos dentro dos municípios impulsionou o desenvolvimento da rastreabilidade das equipes de campo como solução inovadora e essencial para a busca por eficiência operacional.

Com uma alta capacidade de restauração do histórico de informações e localização dos caminhões por meio da impressão de dados de identificação, a rastreabilidade é capaz de informar onde e em quais condições determinado caminhão se encontra, mesmo à distância.


Por esta razão, esse é um elemento fundamental para os negócios de serviços urbanos e pode facilmente influenciar em seus resultados, além de obter informações completas a respeito das suas equipes de campo. Confira a seguir como a rastreabilidade é importante para quem busca mais eficiência operacional!


Melhora o controle de qualidade

Um controle de qualidade eficiente permitirá que seu negócio seja reconhecido pela excelência dos serviços oferecidos, além da satisfação e fidelização dos beneficiários - população em geral - em relação à empresa, resultando em maior rentabilidade.


Diretamente associado à rastreabilidade, o controle de qualidade visa inspecionar a qualidade de uma equipe de campo, analisando tecnicamente cada detalhe do serviço prestado. Neste sentido, algumas ações são essenciais para obter bons resultados:

  • pesquisar o histórico de atividades;

  • monitorar os processos automatizados;

  • agir rapidamente em ocorrências e imprevistos;

  • comunicar diretamente os envolvidos;

  • aperfeiçoar os processos de gestão.

Para garantir estes resultados, é fundamental envolver todos os colaboradores, definir indicadores a serem coletados e monitorar o desempenho destes indicadores, além de estabelecer os serviços e processos que mais impactam em seu negócio.


Otimiza os processos operacionais

Os negócios buscam cada vez mais melhorias para os seus processos internos, sejam estes administrativos ou operacionais, e a rastreabilidade torna-se um suporte importante para compreender o andamento das operações, uma vez que elas ocorrem simultaneamente por todo o município.


Os dados rastreados mostram toda a linha do tempo construída durante determinada operação. Este histórico esclarece em números se a equipe de campo efetuou o serviço demandado e se há a necessidade de se realizar ajustes no percurso.


Desta forma, otimizar processos proporciona melhor desempenho operacional e qualidade na execução do serviço, resultando na satisfação da população. Como prática garantida pela tecnologia, a rastreabilidade das equipes de campo é capaz de oferecer vantagens estratégicas para as empresas do ramo. Identificar o histórico da operação permite que erros sejam minimizados, garantindo processos mais eficazes.


Aumenta o valor agregado ao serviço prestado

A gestão de equipamentos eficiente agiliza os processos de execução e controle dos serviços prestados. O uso da rastreabilidade beneficia não somente as operações de campo como também as operações contábeis e financeiras, com a gestão de estoque dos equipamentos.


Além disso, ter procedimentos detalhados com a automatização de processos evidencia positivamente o grau de gerenciamento do negócio. A otimização de recursos por meio da rastreabilidade estabelece organização e competência, tornando-se um modelo no mercado de Serviços Urbanos.


Favorece a transparência dos processos

O processo produtivo é composto por diversas etapas, dificultando o gerenciamento de cada etapa. Sendo assim, é fundamental considerar a transparência nos serviços realizados, garantindo o padrão de qualidade adequado.


O dia a dia operacional pode ser barrado por alguns imprevistos e as ferramentas de rastreabilidade permitem que os dados das operações sejam acessados, possibilitando a identificação de toda a cadeia produtiva em tempo real.


Neste caminho, a transparência no processo operacional proporciona credibilidade e mais tranquilidade para todas as áreas envolvidas, uma vez que dados de qualquer etapa são devidamente assegurados e a busca por estes é priorizada.


Protege contra desvios de percurso

Os desvios de percurso podem ser recorrentes quando se trata de serviços urbanos. Neste sentido, é importante conhecer a origem e trajeto das equipes de campo durante toda a operação. Nos casos de desvios do trajeto pré-determinado, acende-se um sinal de alerta para entender o ocorrido.


Aqueles que trabalham na operação de campo conhecem quais são as etapas tradicionais dos serviços prestados. Com equipamentos rastreados, é possível comparar o seu histórico e compreender o trajeto executado.


Agiliza a correção de problemas

Esta é uma das principais vantagens da rastreabilidade de equipamentos e equipes de campo, uma vez que uma operação pode apresentar diversas adversidades. Por meio da rastreabilidade, é possível identificar as equipes que estão com problemas para que providências adequadas sejam tomadas.


Neste caso, a aplicação de outras ferramentas que possam registrar os detalhes dos eventos ocorridos, como o aplicativo da Co.Urban, pode auxiliar na correção de adversidades. A rapidez na identificação de problemas é fundamental para evitar danos e possíveis tragédias.


Conhecer o dia a dia das operações é o primeiro passo para se colocar a rastreabilidade em prática. A aplicação da tecnologia na rastreabilidade automatizada e outras ferramentas para registro dos detalhes das atividades realizadas pelas equipes de campo promove a prevenção de perdas e erros operacionais. Rastreabilidade é sinônimo de segurança, confiabilidade e lucratividade às empresas de Serviços Urbanos.


Conteúdo importantíssimo, hein!!! Esperamos que tenha feito sentido pra você. Fique por dentro deste e outros assuntos pelas nossas redes sociais! #somoscourban


12 visualizações0 comentário