Buscar

Tecnologia para serviços urbanos: 3 tendências para simplificar seu dia a dia

19 de abril de 2021


Automatizar o seu controle operacional para aumentar a sua eficiência


Estamos na era em que insistir em processos manuais, lentos e obsoletos é uma atitude inaceitável para qualquer empresa. Com tomadores de decisão ainda mais exigentes, a tecnologia no setor de serviços urbanos passa a se configurar como um fator de diferenciação no mercado, não somente para solução de problemas operacionais.

Dias em que a chamada telefônica era a única forma de se obter qualquer informação do motorista sobre a operação da sua equipe, seja para controlar mudanças de rotas ou paradas imprevistas, ficaram no passado. O avanço tecnológico para rastreamento da frota, por exemplo, seja por GPS ou telemetria, facilita e permite a gestão total das equipes de campo de maneira muito mais segura, tanto para o motorista quanto para o gestor.

Sendo assim, confira algumas das principais tendências que estão transformando o setor de serviços urbanos!


1. Tecnologia mobile

Atualmente, é difícil se imaginar sem o acesso a um smartphone por menos de 10 dias. Isso porque poucos toques resolvem uma parte significativa das nossas atividades e simplificam o nosso dia-a-dia. Diversos aplicativos e sites de serviços estão disponíveis nos diferentes nichos, como alimentação, transporte e segurança.


Um novo perfil de consumo se estabelece na nossa sociedade e incentiva o desenvolvimento de soluções móveis que atraiam cada mercado. Varredores e motoristas dos serviços urbanos também vêm se beneficiando desta era digital! Hoje, já há aplicativos, como o da Co.Urban, para monitorar equipes de campo, rastrear frotas, registrar operações, entre outras funcionalidades. Converse com a gente!


2. Software para gestão de operações

O conceito de indústria 4.0 levou empresas a reformular métodos e processos e instalar estruturas e equipamentos mais modernos e tecnológicos, visando otimizar cada etapa de uma boa gestão de operações.


Os serviços urbanos também avançam neste caminho e já existem softwares específicos para o gerenciamento de operações de serviços de campo. Nestes softwares, códigos coletores de dados ganharam espaço no setor e vêm permitindo o aumento de produtividade, a redução de custos, além de evitar perdas expressivas de horas paradas e manutenção, por exemplo.


3. Plataformas para conectar gestores e equipes de campo

Esta novidade nas operações de serviços urbanos vem ganhando força em muitas empresas do setor! Um dos maiores problemas na coleta de resíduos, por exemplo, é o alto número de manutenções realizadas mensalmente devido ao excesso de peso.

Imagine que este motorista possa registrar diariamente estas ocorrências, bem como a quantidade de resíduos por operação, de maneira que o gestor seja notificado rapidamente e o equipamento seja substituído ou a rota seja modificada.


Esta agilidade já é possível por meio de plataformas online em que os motoristas são cadastrados e registram os dados das suas operações, ficando disponíveis para os gestores analisarem e tomarem providências imediatas. Essa conexão na mão! A Co.Urban também está atuando com esta inovação tecnológica, não perca tempo e converse com a gente.


E esses são apenas 3 exemplos de como os serviços urbanos vêm se reinventando com o uso de tecnologia e como estas tendências são fundamentais para o avanço do setor que, apesar de operacional, tem sido considerado estratégico e capaz de criar mudanças de hábitos significativos à população.


E você? Já inseriu a sua empresa nessa era da tecnologia nos serviços urbanos? Saiba como podemos te ajudar com estas tendências por meio das nossas soluções! Precisando aumentar a sua eficiência ou automatizar o seu controle operacional, converse com a gente. Vamos juntos revolucionar o setor de serviços urbanos. #somoscourban

4 visualizações0 comentário